É o fim das mídias ópticas?


Postado 17.04.2012  Categoria Dicas & Truques

Logotipo do SkyDriveA popularização dos dispositivos portáteis de armazenamento de dados baseados em memórias do tipo flash, principalmente pen drives, e discos virtuais, como o nosso SkyDrive (o que é consequência direta do crescimento da oferta de pacotes de banda larga), nos faz crer que as mídias ópticas, ou seja, CDs, DVDs e até os mais recentes BDs ou discos Blu-ray, estão fadadas à extinção em massa. E quando vemos o avanço dos ultrabooks, cuja característica de maior destaque é a ausência de driver óptico, a tendência é que acreditemos pra valer nessa possibilidade.

Porém (e quase sempre há um), a evolução tecnológica não flui de forma tão linear. Embora, pelo que tudo indique, os pen drives e os serviços on-line devam ganhar essa disputa no médio prazo (e entenda isso como alguns anos), os disquinhos ainda dão e darão perfeitamente conta do recado para a maioria dos usuários de computadores quando o assunto é preservar e transportar por aí arquivos de mídia, softwares e documentos digitais em geral.

Pilha de CDsIsso porque, além de custarem bem mais barato do que seus concorrentes de estado sólido, que são as memórias flash, os leitores e gravadores de CDs e DVDs ainda são itens muito fáceis de se encontrar. Diferentemente das portas USB, equipamentos compatíveis com esses discos estão presentes em muito mais lugares do que os gabinetes de notebooks e desktops (ou PCs de mesa, como queira). Ou alguém aqui não tem toca-CDs/DVDs no carro, na sala de estar, no quarto ou até mesmo na cozinha? Por isso, o uso de mídias ópticas pode ser bem vantajoso para quem pretende acessar os arquivos gravados por meio de outros aparelhos além do computador. É claro que já existem mini systems, som automotivos e até televisões equipadas com portas USB, mas ainda não são tão populares como os toca-CDS e DVDs da vida.

Outra desvantagem que tende a desaparecer em relação aos discos é o fato de seu espaço ser bem mais limitado para gravar músicas do que para dados. É que o arquivo que pode ser tocado em todos os tipos de tocadores é bem maior do que seu equivalente no formato MP3. A boa notícia é que a quantidade de aparelhos compatíveis com MP3 vem aumentando muito nos últimos três anos.

Agora, se você utiliza computadores a maior parte do tempo e tem acesso a uma conexão de banda larga com boa velocidade, dificilmente sentirá falta dos disquinhos. Afinal, o número de serviços on-line de armazenamento de dados “nas nuvens”, como o gratuito SkyDrive, tem crescido muito nos últimos anos. Isso sem falar nos pen drives. Hoje, é comum encontrar dispositivos com 4 GB de capacidade, 700 MB menores do que um DVD. E com o barateamento das memórias compatíveis com o padrão USB 3.0, a transferência de dados do PC para ele e vice-versa ganhará de lavada da oferecida pelos discos ópticos.

Gravador de DVDs SuperMultiResumindo: o melhor padrão de armazenamento de dados é aquele que melhor atenda às suas necessidades. Dependendo do fim desejado, como assistir a um filme na sala da casa da sua avó ou ouvir música na cozinha usando um velho aparelho, é melhor continuar com os discos ópticos. Mas se o aparelho for compatível com MP3, tiver porta USB ou se você sempre tem um computador ao seu lado, pode deixar as mídias ópticas pra lá. Os “chaveirinhos USB” e os discos virtuais são a solução. ;)

Sabendo disso tudo agora, o que você pretende usar mais: pen drives ou discos ópticos?

Sobre Libra Designer

Libra Designer Empresa de Web Design especializada no desenvolvimento de sistema para web, personalização de temas e layouts para sistemas online. Criação de paginas nas redes sociais, com produção de conteúdo e gestão. Empregamos o design de forma estratégica na construção de marcas fortes e bem posicionadas na mente do consumidor. "O usuário, antes um nômade anônimo caçador-coletor, agora tem nome e sobrenome e colhe feliz aquilo que planta na internet”​ ​​
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s