Transmedia Storytelling: monetizando a história de uma marca !!


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Foi um produto de transmedia storytelling por excelência, com janelas que permitiam a exposição de marcas de terceiros conectadas a entretenimento e comportamento.

Dentro da enorme competência comercial do Kzuka, também se vendeu patrocinio para eventos e promoções relacionadas ao universo expandido da série, criando uma fonte de lucro alternativa para o cliente.

O grande sucesso de “Nãts” não ficou comprovado apenas nos acessos de cada episódio da webserie, com uma média de 7 mil por semana de views iniciais (aumentando para uma média de 30 mil cada um, no final da série), com episódios que variavam de 5 a 7 minutos de duração.

No hotsite também havia vídeos com edições especiais com resumos, a cada três episódios, além de vídeos depoimentos com o perfil de cada personagem. Esse material aumentava a interatividade e envolvimento do espectador.

E isso foi mais uma comprovação do sucesso de “Nãts”, a incrível participação e interatividade dos espectadores através de todas as mídias e eventos do Kzuka. E também pela superação de todas as expectativas do cliente e dos patrocinadores.

No final do projeto, surgiu a ideia de juntar todos os episódios, mais algumas cenas deletadas, e formatar um longa-metragem, que seria exibido nos colégios e em sessões patrocinadas nos cinemas, como mais um tipo de evento do Kzuka. E posteriormente, vendido em DVDs como encartes especiais da revista.

Mas motivos relacionados à negociação de direitos travaram esta ideia posterior. O que não tirou em nada o brilho e o sucesso do projeto em sua ideia inicial.

Tendo em conta que este projeto tomou vida e foi veiculado em 2007, quando o conceito de transmedia storytelling ainda era muito vago e pouco discutido no Brasil, considero este um case pioneiro, e que serve como exemplo em palestras e cursos que ministro pelo país.

E também é uma prova real que, quando feitos com pertinência, pesquisa, planejamento e criatividade, produtos de transmedia ou de branded entertainment, são verdadeiros golaços, trazendo incríveis resultados para clientes, agências, produtoras e principalmente, consumidoroes, que cada vez estão mais ávidos por novas experiências.

O amadurecimento da sociedade digital

Friday, January 27th, 2012

Não só as redes sociais se tornaram poderosas ferramentas de revolução social, ou caminhos de “humanização” das empresas, que estão aprendendo a manter diálogos, ou meios de unir o mundo e atingir estágios nunca imaginados antes em termos de liberdade de expressão e conexões sociais… Mas também refletem um amadurecimento da sociedade digital.

 

Sobre Libra Designer

Libra Designer Empresa de Web Design especializada no desenvolvimento de sistema para web, personalização de temas e layouts para sistemas online. Criação de paginas nas redes sociais, com produção de conteúdo e gestão. Empregamos o design de forma estratégica na construção de marcas fortes e bem posicionadas na mente do consumidor. "O usuário, antes um nômade anônimo caçador-coletor, agora tem nome e sobrenome e colhe feliz aquilo que planta na internet”​ ​​
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