Pinterest: cases de quem já começou com inovação no mundo virtual !!


Pinterest: cases de quem já começou a inovar

Quando uma marca usa as redes sociais como parte de sua estratégia, é sempre preciso decidir aonde focar seus esforços. É necessário evitar abrir uma conta em todas as redes sociais que existem só porque é possível, mas também é importante ficar de olho nas redes de nicho que, apesar de fazerem menos barulho, podem alcançar o target de forma mais direcionada.

De acordo com um estudo do eMarketer, redes sociais de nicho estão começando a serem vistas de forma significante em termos de visitantes únicos e tempo gasto navegando. No caso do Pinterest, houve um crescimento de 52% no tempo gasto no site pelos usuários, desde de maio de 2011. A nova rede está atraindo muito a atenção das marcas, principalmente por estar gerando tráfego maior do que o do Facebook para seus conteúdos e sites.

Porém, as marcas não estão indo muito além da criação de um perfil, boards com conteúdos que tenham a ver com suas atividades e produtos, e mínima interação com os usuários. Para não deixar morrer a nova rede e as oportunidades encontradas pelas marcas, é preciso usar seus recursos ao máximo para inovar e gerir conhecimento. Abaixo, alguns cases de quem já está começando!

Land’s End: para ganhar, dê um “pin”

A campanha desafiava os usuários a criarem boards com os itens preferidos desta marca de roupa. Os vencedores receberiam um voucher com $250 para gastar nas lojas. Por ser uma marca de apelo visual, sua própria página no Pinterest servia de inspiração aos usuários.

Lowe’s Home Improvement: integração do Pinterest com Facebook

Parece que o potencial do Pinterest é ainda maior combinado ao Facebook. A empresa Lowe’s Home Improvement colocou uma aba especial que integra sua conta da nova rede em sua página no Facebook. Os usuários podem seguir o perfil, os boards, dar “repin”, dar “like” e fazer comentários dentro da aba, sem precisar sair do Facebook. Isso gerou para a marca um aumento de 32% de fãs em sua página.

BMI: loteria no Pinterest

A empresa aérea British Midland International (BMI) lançou uma campanha chamada #bmipinterestlottery, que usa a função “repin” do Pinterest em um jogo de loteria. A marca criou em seu perfil da nova rede 5 boards com diferentes destinos: Beirut, Dublin, Marrakech, Moscou e Nice. Cada board tem 9 pins, que são imagens das cidades. Para jogar, o usuário deve dar “repin” em uma imagem (são todas numeradas), para ter a chance de ganhar um voo gratuito para um dos destinos. Como em um jogo de loteria, os usuários podem escolher entre 6 números, através do “repin” em qualquer um dos boards. Toda semana a empresa sorteará a imagem vencedora e, por consequência, serão vencedores os usuários que derem “repin” naquela imagem.

TIME Covers

A atividade de poder comentar nos “pins” abre muitas possibilidades de interação entre marca e usuário. Por ser uma rede ainda em crescimento, é possível que as marcas facilmente organizem suas interações, analisem os dados e determinem os sentimentos dos usuários. É o que tem feito a TIME, ao colocar em seu Pinterest todas as suas capas.

The Employee Lounge

As empresas também podem usar o Pinterest para organizar suas áreas e atividades, e relacioná-las de forma mais agradável e interessante ao público. Os boards podem ser temáticos, de acordo com as áreas ou serviços da empresa, por exemplo. As fotos e imagens podem variar desde produtos até confraternizações ou o dia-a-dia de trabalho. Isso fortalece a comunidade B2B.

Sobre Libra Designer

Libra Designer Empresa de Web Design especializada no desenvolvimento de sistema para web, personalização de temas e layouts para sistemas online. Criação de paginas nas redes sociais, com produção de conteúdo e gestão. Empregamos o design de forma estratégica na construção de marcas fortes e bem posicionadas na mente do consumidor. "O usuário, antes um nômade anônimo caçador-coletor, agora tem nome e sobrenome e colhe feliz aquilo que planta na internet”​ ​​
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s