Servidores repudiam ‘parceria’ da UFPR com Santander que transforma crachás em cartões do banco privado


Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná aprovaram esta semana uma moção de repúdio à parceria que o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, firmou com o banco privado espanhol Santander.

A parceria prevê que os crachás funcionais de técnicos e de professores, além das carteiras estudantis dos alunos, possam vir a ser utilizados como cartões de débito do Santander.

“Exigimos o cancelamento imediato dessa operação, através da qual a UFPR pode ceder ao Santander uma carteira de mais de 40 mil potenciais clientes, o que é inadmissível”, diz trecho da moção de repúdio, aprovada por unanimidade em assembleia na última terça-feira (31).

A moção aponta ainda que a medida não foi aprovada por nenhum dos conselhos que administram a universidade.

Alguns servidores presentes à assembleia revelaram que funcionários do Santander já fizeram contato por telefone e e-mail oferecendo serviços do banco.

O portal da UFPR publicou a primeira informação acerca do negócio apenas no último dia 5 de janeiro. “Os novos cartões, desenvolvidos em parceria com o Banco Santander, terão chips que permitirão o acesso às instalações da universidade, além de poderem ser usados também como cartões de débito bancário”, diz trecho da reportagem. Ainda conforme o mesmo texto, os novos crachás seriam entregues no próximo mês de março.

Único concorrente

O blog MobilizaUFPR.org obteve cópias de publicações sobre o caso feitas pela Pró-Reitoria de Administração (PRA) da UFPR ao longo de 2011 no “Diário Oficial” da União.

Em 25 de abril de 2011, um aviso de chamamento público previa a “contratação de empresa para confecção e doação de cartões de identificação para uso interno da comunidade universitária (crachás), com chip de memória que possibilite monitoramento de informações, incluindo sistema de gerenciamento dos cartões e equipamentos (catracas)”.

Menos de dois meses depois, em 14 de junho, outra publicação da UFPR no “Diário Oficial” revela que o banco Santander foi o único participante da licitação, e discrimina as quantidades de cartões a serem produzidos: 2,2 mil para os docentes ativos; 3,5 mil para técnicos administrativos; 32, 5 mil para alunos discentes, 2 mil para funcionários contratados, 1,5 mil para visitantes; e outros 1,7 mil para funcionários e visitantes. Somados, esses itens totalizam 43,4 mil cartões.

A partir do segundo ano, estão previstos outros mil novos cartões para servidores, 6 mil para alunos ingressantes e 1,2 mil para funcionários novos e visitantes.

Além dos cartões, o Santander doaria 20mil cordões para utilização no pescoço e 20 catracas.

A seguir, a íntegra da moção aprovada pelos servidores da UFPR:

Moção de repúdio – Santander aqui não!

Os servidores técnico-administrativos da UFPR, reunidos em assembleia, repudiam a parceria entre a universidade e o banco Santander. Esta parceria será para a confecção de crachás funcionais e estudantis que “podem ser usados como cartões de débito” da instituição privada espanhola.

Tal convênio foi feito sem nenhum debate nas instâncias da UFPR, nem mesmo em seus conselhos superiores, o que coloca diversas suspeitas sobre o porquê desta situação.

Exigimos o cancelamento imediato dessa operação, através da qual a UFPR pode ceder ao Santander uma carteira de mais de 40.000 potenciais clientes, o que é inadmissível.

Fonte:
http://www.sinditest.org.br/portal/geral/resolucoes-da-assembleia-geral-do-sinditest-pr/

Publicações em Diário Oficial sobre o negócio entre o Santander e a UFPR

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO / DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS GERAIS / SEÇÃO DE RELAÇÕES CONTRATUAIS
AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO
Processo: 058610/2010-12.
Objeto: Contratação de empresa para confecção e doação de cartões de identificação para uso interno da comunidade universitária (crachás), com chip de memória que possibilite monitoramento de informações, incluindo sistema de gerenciamento dos cartões e equipamentos (catracas) e demais especificações contidas no Edital e seus Anexos. Data de Abertura dos Envelopes: 07/06/2011 às 09:00horas. LOCAL: Rua XV de Novembro, 1299 – Edifício D.Pedro II – sobreloja do posto da Caixa Econômica Federal – Comissão de Licitação – Bairro Centro. Maiores informações junto à Agência de Inovação da UFPR através do endereço inovacao@ufpr.br com Professor Edelvino Razzolini Filho, pelo telefone 41-3360-4472 de 2ª a 6ª feira, no horário comercial. O Edital se encontra disponível aos interessados no endereço acima citado.
Curitiba, 25 de abril de 2011.
FAUSTO FERNANDES FILHO
Presidente da Comissão de Licitação/Pregoeiro
Fonte: Pg. 52. Seção 3. Diário Oficial da União (DOU) de 26/04/2011

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO / DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS GERAIS / RESULTADO DE JULGAMENTO
CHAMAMENTO PÚBLICO
Processo: 058610/2010-12
A Comissão de Licitação, designada pela Portaria n 050, datada de 22.03.2011, emitida pelo Senhor Pró-Reitor de Administração se reuniu para examinar os documentos apresentados pela única participante, referentes a 1ª Fase – Habilitação, cujo objeto é a contratação de empresa para confecção de doação de cartões e identificação para uso interno da comunidade universitária (crachás) com chip de memória que possibilite monitoramento de informações e sistema de gerenciamento de cartões e equipamentos (catracas) de leitura, conforme especificações contidas no Anexo I do Edital, esta Comissão de Licitação resolve: a) classificar, a empresa abaixo relacionada, por julgar sua proposta tecnicamente viável e que atende aos objetivos propostos pela UFPR e; b) sugerir a adjudicação e homologação desta licitação de acordo com a lei 8666/1993. BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A – CNPJ: 90.400.888/0001-42. Confecção e doação de cartões de identificação para servidores, professores e funcionários, ativos e inativos e acadêmicos, nas especificações/quantidades em PVC CR-80, 0,76 mm personalizado em “off-set”, contendo dados variáveis com padrão código de barra intercalado, com foto digital, conforme especificações constantes dos formatos (layout), indicados no Anexo IV do Edital, bem como as seguintes quantidades (unidades): de imediato: 2.200 docentes ativos, 3.500 técnicos administrativos, 32.500 discentes, 2.000 funcionários contratados, 1.500 visitantes, 1.700 funcionários e visitantes. A partir do 2 ano: 1.000 novos servidores (docentes e técnicos administrativos), 6.000 discentes ingressantes, 500 visitantes, 200 funcionários contratados, 500 funcionários novos e visitantes. Serão doados pelo Banco Santander (Brasil) S.A, juntamente com os cartões e 20.000 cordões para utilização no pescoço, 20 equipamentos (catracas), conforme proposta às fls. 166, 167 e 168 do processo licitatório.

Curitiba, 14 de junho de 2011.

FAUSTO FERNANDES FILHO
Presidente da Comissão

Fonte: Pg. 52. Seção 3. Diário Oficial da União (DOU) de 30/06/2011

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